terça-feira, 1 de setembro de 2009

Dedicado aos verdadeiros!!!


A bondade
Pablo Neruda

Endureçamos a bondade, amigos. Ela é também bondosa, a cutilada que faz saltar a roedura e os vermes: é também bondosa a chama nas selvas incendiando-se para que os arados bondosos fendam a terra.

Endureçamos nossa bondade, amigos. Já não há pusilâmines de olhos aguados e palavra brandas, já não há cretino de soterrada intenção e gesto condescendente que não mantenha a bondade, que vós outorgastes, como uma porta fechada a toda penetração de nosso exame. Vede que necessitamos que sejam chamados bons os de coração reto, e os não amolecidos, e os submissos.

Vede que a palavra se vai fazendo acolhedora das mais vis cumplicidades, e confessai que a bondade de vossas palavras foi sempre - ou quase sempre - mentirosa. Algumas vezes é preciso deixar de mentir já que, no fim das contas, só dependemos de nós mesmos e nos estamos sempre remordendo a sós por nossa falsidade, e vivendo assim encerrados em nós mesmos entre as quatro paredes de nossa astuta estupidez.

Os bons serão os que mais depressa se libertam desta mentira pavorosa e saibam dizer sua bondade endurecida contra todo aquele que a mereça. Bondade que caminha, não com alguém, mas contra alguém. Bondade que não bata nem lamba, mas que desentranhe e peleje porque é a própria arma da vida.

E somente assim serão chamados bons os de coração reto, os não amolecidos, os insubmissos, os melhores. Eles reivindicarão a bondade apodrecida por tanta baixeza, eles serão o braço da vida e os ricos de espírito. E deles, somente deles, será o reino da terra.

obs.: Extraído do Livro "Para nacer he nacido”, complemento do livro de memórias “Confieso que he vivido” - Editora Liber - Rio de Janeiro/Barcelona, 1977.

Espero não ter problemas quanto a direitos autorais – fontes e bibliografia citadas corretamente de acordo com a obra traduzida para o português.

Um comentário:

Anônimo disse...

TEXTO – “Bondade “ (Livro “Doutor Oquié Kié Explica...” – Mirian Moreira)
Bondade é algo muito bonito que devemos sempre cultivar em nossos corações.
Bondade é quando sabemos dividir tudo o que temos: brinquedos, amigos, educação, sabedoria, enfim, tudo mesmo,com qualquer pessoa. Uma pessoa bondosa sempre consegue ver nos outros muitas virtudes, que nós já vimos o que são. Também, uma pessoa bondosa jamais deixa de ajudar outra pessoa que esteja precisando!
Se pudéssemos comparar a bondade com alguma coisa material,ela seria assim como uma enorme ursinha de pelúcia, bem macia e fofinha, que todo mundo gosta de acalentar bem pertinho do coração, num abraço bem apertadinho.
Sejamos, pois, bondosos com todos os que nos cercam, porque, então, seremos como essa ursinha de
pelúcia a receber sempre abraços calorosos de reconhecimento e agradecimento.
Bjssssss
Dani Morato.

Sou o que descubro da vida. Entendi, a duras penas, que o tempo é uma matéria e que, apesar disso, não pode ser mudado. Eu que mudo, me...