quinta-feira, 30 de julho de 2009

O Ogro

Interessante como a vida humana está de ponta-cabeça. Ultimamente eu ando morrendo de preguiça dos chamados "homens-machos". Observando alguns desses exemplares simios-sapiens (pero no mucho) eu comecei a notar um problema latente, uma grande falta de sensibilidade - traduzindo: um bando de toscos.

Acho surreal quando esses espécimes (em extinção, eu espero) conseguem conquistar aquela garota bacana, linda, bom papo, cabeça feita, livre e independente e mesmo assim calçam, com toda a fúria digna de um ogro, as suas "pantufas de jaca". Valha-me São Roque das Jacas Pisadas! O pior não é o cabra ser um ogro simplesmente, isso já é esperado da classe machista do meu Brasil Varonil, o problema é a garota achar que é a Fiona e aceitar isso. Exemplo clássico: os sujeitos desaparecem por dias e reaparecem com as desculpas mais previsíveis, que não enganariam nem a mais carola Irmã Carmelita, daquele conventozinho, no grotão ao sul de Paraopeba; dão com uma mão aquele buquê de rosas vermelhas batidíssimo (e muito brega por sinal) e tiram o brilho do olhar da sua parceira com a outra (mão ou mulher - tanto faz), na primeira saída "alone" na balada; diz que ama mas não aceita aquele trabalho novo e super esperado de sua amada só porque ela terá que viajar toda segunda-feira, ou porque lá "só tem macho" e mesmo assim a dita moça continua a gostar desse que avacalha, acreditando RE-LI-GI-O-SA-MEN-TE (assim mesmo... pausado que é pra dar ênfase) que ainda "vai dar pé". Nesse caso (e apenas nesse), sou obrigado a concordar com um colega, professor de Multimídia da faculdade onde dou aulas de Fotojornalismo, que sempre diz que "a fé é a maior causa dos fracassos humanos". Realmente! Até o Milton Nascimento tinha razão: Fé cega, faca amolada! O cara trai, bate, some, faz e acontece - mas a fé mantém a pobre coitada ali, firme e forte (?) incrustrada feito um cristal em rocha no seu mundo de faz-de-conta.

"Tenho fé que ele um dia conserta" - passam-se anos e o caboco continua um ogro, só que mais velho e agora chato pra burro - tarde demais - a essa altura da vida é muito mais cômodo ter um ogro velho e chato na mão do que um chá com torradas modorrento na casa daquela amiga solteirona! Valha-me São Cosme das Almas Cômodas!

Tem também a variação ainda mais tosca desses seres: os homofóbicos. Eu não beijaria um homem pelo simples fato de não querer beijar um homem, gosto de mulher, daquelas cheirosas e bem femininas - mas não sou homofóbico. Acho interessante como alguns homens e mulheres da sociedade moderna conseguiram sair do armário e assumir (ao menos no seu círculo de amizades - já é um começo) a sua preferência amorosa. Mas não... eis que surge do pântano: o ogro! Homofóbico e mal educado. Não senta naquele boteco por que aquele casal de rapazes, na mesa lá do fundão (e que ninguém havia notado), lhe dá nojo. Não vai àquela festa bacana porque o anfitrião tem duas amigas que são casadas. "Esse povo tem que tomar é porrada!" - esse é o seu mote. Tudo se resolve na base de sua porção mais estéril. É o ser antissocial! Um ogro!

Não sei quantos se identificarão com esse post, ogros e Fionas. Só espero que não façam tocaia pra este que vos escreve na primeira esquina escura que encontrarem!

Provavelmente eu não estarei lá!

***

"O que me impressiona, à vista de um macaco, não é que ele tenha sido nosso passado: é este pressentimento de que ele venha a ser nosso futuro."

Mário de Miranda Quintana - em "Caderno H"

4 comentários:

PAULO PIRES disse...

Meu caro amigo sinto-me imbuído em comentar esse post dos ogros e Fionas, pois, ultimamente venho - me questionando muito sobre tais arquétipos.
A falta de amor próprio anda em baixa ultimamente, e acabamos prostituindo nosso caráter, a nossa essência e o simples fato de ser uma pessoa legal! O mais interessante é que conduzimos nossa vida para o lado mais difícil e complicado.
Somos seres capazes de morrer com nosso próprio veneno.
Mas meu caro amigo não se preocupe! Como dizia o personagem de Sylvester Stallone para o seu filho Michael no filme Falcão: -Michael não se esqueça filho, O MUNDO GIRA, e quando você pensa que ele parou...ele ta ali sempre girando, girando... (isso é ótimo, não sei se foi com essas palavras dei uma incrementada) essa é uma pequena fase dos ogros e Fionas, estamos caminhando (a passos lentos), mas caminhando, para evolução destes admiráveis seres humanos! E são tantas arestas para serem aparadas...
Vamos começar por nós mesmo! Sim! Porque quando a gente muda, o mundo muda com a gente, O mundo muda é na mudança da mente!
Pense duas vezes antes de sair de casa!

Abraço do PP garoto

Edward Félix disse...

hahahaha... adorei a Fala do flósofo Silvester Stalone... so vc mesmo PP.. mas como disse certa vez o inigualável Millor Fernandes:

"Se você agir sempre com dignidade, pode não melhorar o mundo, mas uma coisa é certa: haverá na Terra um canalha a menos. E no fim de tudo, o pior nao seria morrer, seria nao poder espantar as moscas" rs

valeu cara...

fica a vontade aê.. puxa um caixote, acende um cigarrin de paia, poe uma meiota de pinga na caneca e manda na goela!! rsrsrs

inté

Helena Pawlow disse...

Ótimoooo post!
Nem sempre a única opção de ficar sem o ogro velho e chato é o chá com as solteironas.rsrsrsrsrsrsr
Quanto à questão da homofobia nem preciso dizer que concordo em número, gênero e grau!
Acorda mulherada!!!!
Bjos

Edward Félix disse...

YEAH!! get up... stand up.. stand up for your rights!! rs

o chá com torradas foi uma maneira sutil de dizer q qualquer coisa é melhor q um ogro.. rs.. além do mais pode ser outro tipo de chá com torradas... que tal "chá de MALTE gelado com CARNE torrada"... hehehehe

dessa vez eu peguei pesado.. eu sei.. eu sei...

se eu precisar de guarda-costas vou contratar um Ogro.. ele nao vai entender a piada mesmo!! huahuauhauhauha..

Beijaoooooooo... adorei ve-la por aqui!!

Sou o que descubro da vida. Entendi, a duras penas, que o tempo é uma matéria e que, apesar disso, não pode ser mudado. Eu que mudo, me...